Seguidores

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Revolução Chinesa


REVOLUÇÃO CHINESA


No século XIX, a China foi dominada e explorada por várias potências capitalistas. O século XX iniciou com a tentativa de derrubar os valores da dominação internacional. A revolta dos boxers (1898-1901) foi um conflito gerado pelos nacionalistas chineses contrários a dominação estrangeira na China. A China até ao final do Século XIX era dominada pelas potências ocidentais.
A China foi a maior referência cultural e tecnológica da Ásia e hoje é uma das economias que mais cresce no mundo. Em 1900, o médico Sun Yat-sen fundou o Kuomintang (partido nacionalista) e em 1911 foi proclamada a república na China sob sua liderança. Após a Revolução Russa de 1917, foi criado o Partido Comunista Chinês (PCCh), entre seus fundadores estava Mao-Tsé-tung, futuro governante da República Popular da China.
A partir de 1925, assumiu o governo do Kuomintang Chiang Kai-shek que iniciou uma política de perseguição ao Partido Comunista. Em 1931, Mao proclamou a República Soviética da China, em Kiangsi, no mesmo ano as pretensões imperialistas do Japão, anexam à região da Manchúria. Em 1934, os nacionalistas organizaram uma grande campanha para esmagar os comunistas. Fugindo das tropas do Kuomintang, cem mil homens de Mao percorreram 10 mil quilômetros a pé - a Longa Marcha (1934-1935), restando ao fim de um ano apenas nove mil homens.
O exército do PCCh saiu vitorioso em 1949 e em 10 de outubro foi proclamada a República Popular da China. Chiang Kai-shek refugiou-se na ilha de Formosa (Taiwan), recebendo apoio dos Estados Unidos. No ano seguinte a China se aproximou da União Soviética assinando um tratado com Stálin – o Tratado de Amizade, Aliança e Ajuda. O novo governo realizou reforma agrária e nacionalizou indústrias. Em 1956, o partido chinês lançou a Campanha das Cem Flores, no intuito de estimular as críticas d população às autoridades e diminuir a burocracia. As criticas passaram dos limites e muitos intelectuais foram perseguidos e presos.
Em 1958, Mao lançou a campanha do Grande Salto para a Frente – um projeto que pretendia transformar a China num país desenvolvido em tempo recorde. O salto foi um tremendo desastre, que levou a desorganização da economia e provocou a morte de milhares de camponeses por causa da fome.
A Revolução Cultural (1966-1976) – movimento de expurgo aos opositores políticos dentro do governo que envolveu toda a população chinesa. O movimento cresceu, multiplicando as organizações revolucionárias inspiradas no livro Pensamento de Mao Tse-tung, que ficou conhecido como livro Vermelho. Nele firmavam-se as idéias de reeducação socialista. Mais de 20 milhões de estudantes formaram as Guardas Vermelhas, que realizaram perseguições em grande escala.
Após a morte de Mao, em 1976, Deng Xiaoping, da ala reformista do PCCh tornou-se o líder do país e lançou as Quatro Grandes Modernizações (agricultura, indústria, ciência e tecnologia). Nos anos 80 foram expressivas as pressões da população pela liberalização da política. Em abril de 1989 estudantes ocuparam a Praça da Paz Celestial no centro de Pequim. Entretanto, o governo adotou uma linha dura e reprimiu o movimento.

EXERCICÍOS
A Revolução Chinesa de 1949 resultou de amplo processo de consolidação das forças
comunistas. A fundação da República Popular da China foi proclamada em Pequim pelos comunistas vitoriosos em 1 de Outubro de 1949. Nos finais da década de 1950, após alguns anos de transição para governar em e através dos centros urbanos, os comunistas haviam consolidado um Novo Regime.

Assinale a alternativa CORRETA quanto às condições que favoreceram a Revolução Chinesa:

A.. No século XIX, com o avanço do Imperialismo europeu sobre o território chinês, esse país foi obrigado a fazer uma série de concessões às forças européias. A perda de domínios para os europeus e japoneses provocou um grande desgaste do milenar poder imperial na China.

B. Nas primeiras décadas do século XX, a população chinesa passava por intensas dificuldades econômicas que melhoraram gradativamente. Mediante um movimento a favor da presença estrangeira no país, a dinastia Manchu deu fim ao governo imperial e criou um novo governo: a República da China.

C. No começo do século XX a China era uma nação praticamente livre da dominação dos vários países capitalistas.

D. Uma grande mobilização política do povo chinês promoveu, em 1921, a criação do Partido Imperial Chinês.

E. Em 1949, Mao Tse-Tung foi aclamado como novo líder da República Popular do Japão, contando com o apoio dos camponeses. Entre os anos 30 e 40, lutou contra o governo chinês.


Um dos fatos mais expressivos da década de 60 na China foi o movimento de dominação política e ideológica dirigido por Mao-Tse-Tung, que está associado à:1.( ) Revolução Vermelha.
2.( ) Revolução Cultural.
3.( ) Revolução Verde.
4.( ) Revolução dos Quatro.
5.( ) Revolução Intelectual
(UF-Uberaba – MG) O ano de 1949, para os povos do Extremo Oriente, e mesmo para a história mundial, reveste-se de um significado especial, porque assinala: a) a realização da Conferência de Brazzaville, que promoveu a independência das colônias européias na Ásia.b) a passagem da China para um regime socialista, com a vitória militar de Mao Tsé-Tung.c) O término das chamadas guerras de libertação que por vários anos afetaram a Indochina.d) A emergência do Japão como grande potência em virtude de sua associação militar com os Estados Unidos.

UFMG – “Em 1976, esgotava-se na China o fôlego da Revolução Cultural, iniciada em 1966. Nesse ano morria Mao Tse-tung, seu principal idealizador. Em 1978, sob a liderança de Deng Xiaoping, o país começaria a flexibilizar o regime socialista.Buscava-se então uma difícil conciliação entre a abertura econômica em direção à economia de mercado e a preservação do regime político autoritário sob a hegemonia do Partido Comunista Chinês.” ARRUDA, J. J. de A. e PILETTI, N. Toda a História. São Paulo: Ática, 2003. p. 465. A respeito da História da China, assinale a alternativa correta.

A) Mao Tse-tung chegou ao poder por meio da revolução armada de orientação socialista que ficou conhecida como revolução cultural.
B) O denominado Grande Salto para Frente realizado pela Revolução Chinesa ocorreu quando Mao Tse-tung conduziu a China ao capitalismo.
C) A abertura econômica iniciada a partir de 1978 com Deng Xiaoping promoveu um intenso desenvolvimento da China que a coloca, hoje, entre as maiores economias do planeta.
D) A abertura econômica iniciada por Deng Xiaoping estendeu-se também à política e, hoje, a China vive uma democracia semelhante aos países do Ocidente europeu.
E) Mesmo tendo uma população superior a 1,3 bilhão de habitantes, a China constitui-se no maior exportador de alimentos do planeta.

Um comentário:

Anônimo disse...

qual a resposta correta desta questão?