Seguidores

quinta-feira, 12 de junho de 2008

História de Mato Grosso do Sul

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA (SÉCULO XVI)
Os espanhóis iniciaram a colonização no sul do continente americano na região platina ( Argentina, Uruguai e Paraguai). O caminho do Peabiru - ligava os Andes ao Atlântico.

* Juan Diaz Solis - 1516 - Foi o primeiro a explorar a região na costa uruguaia, onde foi morto pelos índios charruas. O restante da população expedicion´ria naufragou próximo a ilha de Santa Catarina. O contato com os indígenas permitiu o conhecimento sobre a existência de metais preciosos.
* Aleixo Garcia (português) 1523 – Sobrevivente da expedição de Solis. Foi o primeiro europeu a pisar em terras mato-grossenses em busca de metais preciosos nos Andes. A expedição de Garcia cobiçou os espanhóis a se estabelecerem na região.
* Sebastião Caboto – 1527 – fundou o forte Sancti Spiritus, entre as atuais cidades de Rosário e Santa Fé e o forte de Sant´Ana também em território argentino.
* Dom Pedro de Mendonza – 1535 - Fundou o forte Nuestra Señora de Santa Maria de Buenos Aires, com o objetivo de consolidar a ocupação espanhola na região do Prata.
* Juan Ayolas – A mando de Mendonza, subiu o rio Paraná em busca de alimentos e explorar a região. Fundou Lambaré (Assunção) e o porto da Candelária (Corumbá). Os casamentos com as índias guarani possibilitou uma relação de cunhadismo entre os espanhóis e os indígenas. Ao regressar da expedição andina, foi morto pelos índios paiaguás.
* Domingos Irala – Assumiu o controle da expedição após a morte de Ayolas. Transferiu todos que estavam em Buenos Aires para Assunção. Utilizou o trabalho indígena na condição de encomienda (uma das formas de explorarão do trabalho indígena que se fazia na América espanhola. Obrigava os índios a trabalharem para os encomenderos espanhóis e entregarem parte de sua produção doméstica aos colonos espanhóis).
* Álvaro Nunes Cabeza de Vaca – 1542 – Explorou o Pantanal e chegou ao porto de Los Reys (Corumbá), foi deposto do comando expedicionário, pois sua missão foi um fracasso. Com isso, Irala voltou a ocupar o cargo de comando, o que possibilitou a fundação de várias cidades nas margens do rio Paraná, o que constituía um meio para garantir a soberania espanhola na região.

1 - UFMS - Vestibular de verão - 2004 - Sobre a ocupação humana do território correspondente, nos dias de hoje, aos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que
(A) ela se deu após a chegada dos bandeirantes paulistas, logo no início do século XVIII, com a fundação de povoados que hoje em dia correspondem às cidades de Corumbá e Miranda.
(B) ela se deu com a chegada dos espanhóis que procuravam o caminho que os levassem às minas de prata do Império Inca.
(C) ela somente foi possível após o aniquilamento do "selvagem gentio" Cayapó.
(D) ela somente foi possível após a chegada dos jesuítas ao Brasil, religiosos que para protegerem os índios das perseguições dos bandeirantes estabeleceram várias missões nesses territórios.
(E) mesmo antes da chegada dos europeus, toda essa região já era habitada por diversos povos
indígenas, entre eles os Bororo, Cayapó, Guaná-Chané, Kaiowá e muitos outros.


GABARITO

1 - E

Nenhum comentário: